17 de janeiro de 2007

Sol Matinal


O ruído pragmático e odioso do despertador enche o cérebro - indefeso na sua vadiagem alegre pela Ilha dos Amores ou tão só aconchegado no limbo do coma momentâneo -, escorre sistema nervoso abaixo, arrepia as pilosidades mais recônditas e assegura-nos que o comboio amarelo será inclemente no horário tabelado ao minuto.

Trôpego, precipita-se o passageiro suburbano narcotizado pelo sono, sempre demasiado breve, para o matutino verdugo portátil que também serve para comunicar quando o saldo lho permite. Desliga a sereia que, na razão da doutrina do ataque preventivo, o acusa desse crime hediondo de pretender descansar mais do que a ração permitida, e distingue, por entre a profusa ramela em que se petrificaram os humores nocturnos, um ícone promissor no rectângulo de cristais líquidos: mensagem.

"Ena! Quem será?", cogita o suburbano ainda ébrio, elaborando fantasias sobre o inesperado e o remetente.

"Peço desculpa d enviar uma sms a esta hora,m acabei d encontrar a sua carteira.Chamo me Nuno Freitas e trabalho na CP.Quando quiser ligue p este numero”.
Enviada:
17-Jan-2007
05:46:03

Ligou. E uma voz do outro lado, desculpando-se outra vez no meio de uma profusão de sons mecânicos, explica que sim, que encontrou a carteira, e que sim, que tem dinheiro (uma nota estaladiça de 50 euros!), e que sim, que não tem problema nenhum em deixá-la em S. Bento dali a nada, e que sim, que está ali para isso, sim, para servir os utentes, mesmo aqueles mais incautos, mais esquecidos, mais cansados. É a sua missão.

O utente suburbano já desperto percebe então que algo no seu Mundo pequenino, estruturado em larga medida em torno dos horários do comboio amarelo, mudou. Para melhor. Porque ainda há missionários como o maquinista Nuno Freitas e o revisor que ontem o acompanhou no comboio das 21.45 horas para Guimarães que têm sentido missionário, honradez e honestidade.

Coisa estranha nesta era do cinismo. Mas eles existem, e estão entre nós.

Ainda bem, e bem hajam.

P.S. – Fica a promessa de suavizar os insultos às vossas dilectas progenitoras nas oportunidades que, estamos certos, não faltarão…