20 de outubro de 2006

Dilemas Capilares



O pormenor faz a diferença, é sabido. E fez, anteontem, entre uma viagem agradável no comboio amarelo – o que se traduz em cerca de uma hora de leitura com um índice razoável de concentração, ou apenas partir a horas e chegar à tabela sem grandes alaridos pelo meio –, e o suplício. E detalhe mais ínfimo era difícil. Minudência que, à semelhança de um grão de mostarda, cresceu até se tornar num angustiante dilema moral, envolvendo considerações de âmbito civilizacional na opção entre a urgência do conforto individual e o contributo para a harmonia colectiva.

Tendo por vizinhança três senhoras recatadas, certamente de bons costumes e melhores famílias, e considerando que as difíceis manobras para desbloquear uma situação capilar encravada em local impróprio poderiam gerar equívocos e aborrecimentos, optou-se pela segunda via.

Pelo civismo. Pelo altruísmo. E poderia ter sido bonito. Exemplar, até.

Mas não: o trio, alheio à agonia vicinal, só saiu em Campanhã. Uma hora e um quarto após o triste incidente púbico original.

É por essas, e algumas outras que não interessa agora, que a cena metrossexual deve ter começado a bordo de um comboio amarelo. É também por essas que os grunhos ostentam um ar feliz – porque coçam, afagam e acondicionam os genitais sempre que lhes apetece, indiferentes às convenções sociais. É ainda por essas que as velhinhas são vítimas potenciais de homicídios sem explicação aparente.

1 comentário:

Elmano Madail disse...

Caro Renato C.:

Foi com um sorriso que li as suas elaborações em torno de um incidente menor. Mas sempre lhe digo que não se tratou de qualquer erecção extemporânea, nem pretendi redigir um manifesto em torno da liberdade de coçar. Além disso, parece-me que o púbico já está privatizado há muito – as ruas do Porto são férteis em iniciativa privada dessa natureza – e perfilho da sua preferência pela pubicidade do privado. E creio que ambas poderão conviver, tomando, uns e outros, obviamente, as devidas precauções para evitar "a higrofilia fecalóide" que tanto teme.

Cordialmente